Centroavante de ofício, vivendo ótima fase, experiente, com passagens por clubes importantes, bem fisicamente e que não necessitaria de tanto dinheiro para trazê-lo. Com tudo isso a seu favor, Mariano Pavone tornou-se o objetivo principal da diretoria do Corinthians, que pretende reforçar para o Brasileiro.
Aos 30 anos, completados no último domingo, o jogador de referência no setor de ataque do Lanús (ARG) despertou atenção da comissão técnica do Timão nos confrontos com o Vasco pela Libertadores. Apesar da eliminação da sua equipe, nos pênaltis, o camisa 9 deixou boa impressão pela postura, pela maneira que se comportou diante dos zagueiros brasileiros e pelo gol no jogo de volta.
Seu passado de gols e boas apresentações com a camisa do Estudiantes La Plata, quando chegou a ser artilheiro do Campeonato Argentino e um dos goleadores da Libertadores, também pesou a favor.
Outro fator que levou o Timão a buscar Pavone foi a dificuldade para encontrar um “europeu” que se encaixasse nas condições financeiras do clube. O argentino virou um alvo bem mais “palpável” do que aqueles que foram oferecidos recentemente, como Maxi Lópes, Diego Forlán, Alexandre Pato e até Alan Kardec – esse último está emprestado pelo Benfica, de Portugal, ao Santos.
Os primeiros contatos telefônicos serviram para sondar a possibilidade de Pavone ser liberado pelo clube argentino, que detém seus direitos federativos. O próximo passo da diretoria alvinegra será intensificar as conversas com os representantes do centroavante, que tentarão a liberação junto ao Lanús.
A busca do Corinthians por um centroavante é consequência das situações física e técnica de Liedson, que não conseguiu render em 2012, e da irregularidade de Elton, que ainda não vingou no clube. A aposta no desinteressado Adriano também se mostrou equivocada.
FICHA DO JOGADOR
Nome: Mariano Hugo Pavone
Idade: 30 anos (27/5/1982), em Três Sargentos (ARG)
Posição: Centroavante
Altura e peso: 1,78m e 78kg
Clubes: Estudiantes-ARG (2000/07), Betis-ESP (2007/10), River Plate-ARG (2010) e Lanús-ARG (desde 2010)
Desempenho no Lanús (ARG): marcou dez vezes em torneios locais e quatro em competições internacionais. No atual Torneio Clausura, que fecha a temporada, fez sete (é o vice-artilheiro da competição).
COM A PALAVRA
Raphael Martins
Repórter do Núcleo Futebol Internacional
Tem força física e pouco talento com a bola
"É um jogador de área, sem muita mobilidade, no estilo “tanque”. Possui força física e pouco talento com a bola nos pés. Embora jogue na mesma posição de Adriano, não pode ser comparado ao Imperador. Se fosse para fazer comparação o mais correto seria com Santiago Silva, hoje no Boca Juniors, que passou pelo Timão sem deixar saudade. Seu melhor momento foi entre 2005 e 2006, quando defendia o Estudiantes e foi artilheiro do Clausura 2005 e campeão do Apertura 2006, além da artilharia na Libertadores de 2006. Isso o levou à Espanha para defender o Betis, mas não evitou o descenso do clube. A última camisa de peso que Mariano Pavone vestiu foi a do River Plate, na agônica campanha que culminou no rebaixamento."
ARGENTINOS NA HISTÓRIA DO TIMÃO
Buttice – 1974
Goleiro com passagem discreta no clube
Hector Veira – 1976
Atacante não foi nada brilhante
Álvalos – 2001
Zagueiro voluntarioso, mas sem técnica
Carlos Tevez – 2005
Artilheiro e campeão brasileiro pelo Timão, em 2005
Sebá Dominguez – 2005
Zagueiro sofreu com problema no púbis
Javier Mascherano – 2005
Sofreu com lesão e não deixou saudade
Gérman Herrera – 2008
Atacante foi fundamental na Série B
Sergio Escudero – 2009
Lateral-esquerdo foi violento. E só
Matías Defederico – 2010
Meia não correspondeu à expectativa
Corinthians rejeitou propostas por patrocínio até fim deste ano e de 2013
O Corinthians rejeitou propostas de patrocínio master para até o fim deste ano e até para o fim de 2013. A diretoria do clube não concordou com os valores propostos. O clube já aceita receber pouco menos de R$ 30 milhões por um ano - que pedia antes -, ou valor proporcional a isso, para até o fim da temporada.