Luiz Felipe Scolari deverá montar o Palmeiras sem nenhuma novidade no elenco pelo menos até a abertura da janela de transferências internacionais, que acontece no próximo dia 20 e se encerra exatamente um mês depois.
O LANCENET! apurou que, internamente, o Verdão vê duas negociações bem encaminhadas com atacantes, mas o otimismo corresponde a investidas em jogadores que atuam no exterior. Ou seja, o reforço não participará da Copa do Brasil, cujas inscrições estão encerradas, e só poderia atuar no Brasileirão a partir da sexta rodada, com otimismo. No dia 24, o Alviverde enfrenta o Corinthians no Pacaembu.
A intenção é buscar um reserva para Barcos, que só tem o inexperiente Betinho como substituto (e com contrato curto, até agosto).
Publicamente, o discurso de César Sampaio, gerente e principal responsável pela consulta de atletas cobiçados pelo clube, é de que novidades podem surgir em breve.
– Temos conversas bem encaminhadas, espero que feche na semana que vem. Felipão tem falado da necessidade por um jogador. A janela foi antecipada, temos o Caio (atacante da base) machucado, o Betinho está no processo de experiência. Esperamos ter mais alguém – explicou.
Thiago Ribeiro, do Cagliari (ITA), era a prioridade para o setor, mas os italianos já manifestaram o interesse em permanecer com ele e tem até o dia 30 para comprá-lo.
Como o principal objetivo do semestre é a Copa do Brasil, Scolari já poupou alguns atletas nas duas primeiras rodadas do Brasileiro. Resultado, em dois jogos, a equipe só conquistou um ponto – ao empatar com a Portuguesa, em casa, na estreia.
Barcos, no entanto, atuou com dores na coxa direita na derrota para o Grêmio, no último domingo. Antes, havia jogado 21 partidas consecutivas até ficar suspenso para a volta das quartas de final da Copa do Brasil com o Atlético-PR. Betinho foi escolhido para o ataque. Não rendeu.
Preocupado com o rendimento do time no Brasileiro, o meia Daniel Carvalho cobra reação do grupo.
– Se bobear, pode ser tarde. Temos que nos preocupar em fazer pontos até para sonhar com voos maiores.
Partidas até a abertura da janela:
6/6- Sport
Após dez dias sem jogar, o Verdão volta a entrar em campo pelo Brasileirão. A partida vai ser disputada na Ilha do Retiro. Sempre com casa cheia, os duelos costumam ser difíceis.
9/6- Atlético-MG
Na véspera do primeiro jogo semifinal da Copa do Brasil, o desafio é contra os mineiros, em um sábado, às 21h, no Pacaembu. Felipão deve poupar alguns jogadores.
13/6- Grêmio
O primeiro duelo pela semifinal da Copa do Brasil vai ser em Porto Alegre. Valdivia, suspenso, está fora da partida. As inscrições de atletas para o torneio já terminaram.
17/6- Vasco
Com poucos dias de descanso, o Alviverde encara o time carioca, em Barueri, pelo Brasileirão. Novamente, alguns jogadores devem ser poupados nessa partida.
21/6- Grêmio
A segunda partida da semifinal da Copa do Brasil está marcada para a Arena Barueri. Dessa vez, Valdivia vai reforçar a equipe. O resultado vai definir o rumo até o fim da temporada.
Partidas com a janela aberta:
24/6- Corinthians
Antes de uma possível decisão da Copa do Brasil (nos dias 4 e 7 de julho), o Verdão encara o Corinthians no Pacaembu. É clássico pelo Brasileirão.
1/7- Figueirense
Na rodada seguinte do Nacional (domingo, às 18h30), o adversário é o Figueirense, em Barueri. Se o Verdão estiver na decisão da Copa do Brasil, atletas devem ser poupados.
Não largava tão mal no BR há 6 anos...
2006
Foram duas derrotas nas primeiras rodadas: 3 a 2 para a Ponte Preta, e 6 a 1 para o Figueirense. Já na terceira partida, outro tropeço: 2 a 1 para o Santos. O time sofreu e só se livrou do rebaixamento na penúltima rodada.
2007
O Verdão teve um ótimo início. Foram duas vitórias: 4 a 2 no Flamengo, e 2 a 1 diante do Figueirense. Na terceira rodada, o time empatou em 0 a 0 com o São Paulo. No fim, ficou no 7 lugar e perdeu a vaga na Libertadores.
2008
Teve 50% de aproveitamento no início: derrota para o Coritiba (2 a 0) e vitória diante do Internacional (2 a 1). No terceiro jogo, empatou em 1 a 1 com a Portuguesa. Terminou em quarto, com vaga na Libertadores.
2009
Estreou com vitória por 2 a 1 diante do Coritiba. Depois, perdeu para o Internacional por 1 a 0. No terceiro jogo, empatou em 0 a 0 com o São Paulo. Terminou na quinta posição.
2010
Venceu o Vitória (1 a 0) e empatou com o Vasco (0 a 0). Depois, bateu o Grêmio por 4 a 2. Ficou no 10 posto.
2011
Iniciou com um triunfo diante do Botafogo (1 a 0) e empatou com o Cruzeiro (1 a 1). Depois, nova vitória: 1 a 0 no Atlético-PR. Terminou em 11.
2012
Ainda não venceu no Brasileirão. No primeiro jogo, empatou em 1 a 1 com a Portuguesa. Depois, perdeu por 1 a 0 para o Grêmio. Como vai terminar?
Posições carentes e em alerta:
Centroavantes
Atualmente, o Palmeiras conta com cinco atacantes no elenco. Desses, apenas dois são centroavantes: Barcos e Betinho. O último, recém-chegado, assinou contrato de apenas três meses. Assim, ele não está garantido até o fim do ano. Felipão quer um jogador para substituir Barcos ou até mesmo atuar junto com o camisa 9. O jovem Caio, de 19 anos, seria aproveitado, mas tem sofrido com problemas musculares. Ele é das categorias de base do Verdão.
É bom ficar de olho
Desde sua estreia, na vitória por 3 a 2 diante do XV de Piracicaba, pelo Paulistão, em 8 de fevereiro, Barcos não tem saído mais do time. Desde aquele dia, ele só ficou fora de uma partida. Nos últimos compromissos, ele perdeu rendimento e a média de gols caiu. Além disso, começa a sentir algumas dores musculares. Por isso, Felipão deseja poupá-lo em alguns jogos.
Volantes
É a posição com menos opções. Atualmente, apenas três jogadores estão disponíveis para o setor: Márcio Araújo, Marcos Assunção e João Vitor. Os três têm sido titulares. Recentemente, Felipão promoveu o João Denoni das categorias de base para observá-lo. Ele ainda não teve chances na equipe. Para o setor, o treinador indicou Felipe Bastos, emprestado ao Vasco pelo Benfica (POR). O clube carioca já manifestou o desejo em manter o atleta.
Precisa ficar atento
Marcos Assunção, responsável pelas jogadas de bola parada do Alviverde, tem sofrido com dores musculares. Por prevenção, o camisa 20 chegou a ser poupado de alguns treinos e da estreia no Brasileirão, contra a Portuguesa. Além disso, como ajudam muito na marcação, os três volantes precisa evitar os cartões amarelos para não serem suspensos durante as competições.
Números:
4 Meias
Tem o Felipão à disposição atualmente no Palmeiras: Valdivia, Daniel Carvalho, Patrik e Felipe. Isso sem contar Mazinho, que também pode atuar nesse setor. Outra opção seria Wesley, que se recupera de operação no joelho direito.
6 Zagueiros
Tem o elenco do Palmeiras: Henrique, Thiago Heleno, Leandro Amaro, Maurício Ramos, Román e Wellington. Desses, apenas o último não teve oportunidades na equipe em 2012. É outra posição que não está carente
Palmeiras perto de acerto com meia do Novo Hamburgo
Contratação de Clayton, de 20 anos, deve ser fechada nesta sexta. A princípio, ele chega para o time B
Enquanto segue em busca de um atacante, o Palmeiras está muito perto de acertar a contratação do meia Clayton, de 20 anos, do Novo Hamburgo. A negociação deve ser fechada até esta sexta-feira. A princípio, porém, o jogador chegará ao clube para atuar na equipe B do Verdão na Copa Paulista.
O clube gaúcho tinha 75% dos direitos do jogador, que foram vendidos a um grupo de empresário. Os outros 25% pertencem a investidores. O Alviverde não terá custos na negociação.
O gerente César Sampaio esteve no Rio Grande do Sul em fevereiro para ver o atleta em ação, mas ele não teve boa atuação. Como foi um dos destaques da equipe no Campeonato Gaúcho, o Palmeiras foi atrás do meia novamente.
- Ainda não fechou, mas estamos acertando. Está perto de fechar. A princípio, chega para o time B. Na minha visão e na do Felipão, ele ainda precisa de uma lapidação, ainda não está pronto. Quando vi o jogo ele não foi bem, mas foi um dos destaques do time. É um meia da característica do Oscar - disse Sampaio, ao LANCENET!.
Maicon Flor, um dos agentes do jogador, confirmou a negociação com o Alviverde.
- Está bem encaminhado, acredito que terá um final positivo. Não podemos falar nada antes de estar assinado, mas estamos acertando - afirmou o empresário.